ENSINO MÉDIO

A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para o Ensino Médio proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia de estudo. A grade curricular é distribuída ao longo de todo o segmento e promove o entendimento das demandas práticas do mundo moderno, assim como o aprofundamento nas questões universais.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para o Ensino Médio proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia de estudo. A grade curricular é distribuída ao longo de todo o segmento e promove o entendimento das demandas práticas do mundo moderno, assim como o aprofundamento nas questões universais.

O reconhecimento de interdisciplinaridade dos conhecimentos e a interação com diferentes informações e tecnologias estão previstos nos materiais didáticos e na metodologia de ensino desenvolvidos pelo Sistema Anglo.

 

Nesse contexto, além da dedicação ao estudo diário, o diagnóstico constante é imprescindível. Os processos de avaliação disponibilizados pelo Sistema Anglo são recursos fundamentais para a organização dos estudos e a elaboração de replanejamentos, quando necessários. A avaliação precisa do entendimento dos conteúdos trabalhados em cada disciplina permite ao aluno identificar, de forma pontual, em que aspecto precisa se aperfeiçoar, garantindo assim uma formação consistente nas várias áreas do conhecimento.

NOVO ENSINO MÉDIO

As mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio admitem que, durante essa etapa da Educação Básica, os alunos busquem por novos desafios e tenham autonomia para escolher no que o seu potencial (cognitivo e socioemocional) será investido.

O Sistema Anglo, conectado com a atualidade e com a inovação, oferece uma educação significativa e relevante para a realidade desses jovens, ao mesmo tempo, permanecendo alinhado às demandas da nossa sociedade.

O Novo Ensino Médio será dividido em Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter obrigatório, e Itinerários Formativos (Trilhas de Aprendizagem), escolhidos pelos estudantes.

Em relação à carga horária, haverá a ampliação de 2400 para três mil horas. Do total, pelo menos 1200 horas (40%) serão voltadas para os Itinerários Formativos.

  • Carga Horária
    Em relação à carga horária, haverá a ampliação de 2400 para três mil horas. Do total, pelo menos 1200 horas (40%) serão voltadas para os Itinerários Formativos.
     

  • Projeto de Vida
    Uma parte do Novo Ensino Médio se dedicará ao Projeto de Vida dos estudantes. Professores auxiliarão os alunos a refletirem sobre o que desejam para o futuro, as possibilidades de estudos e como fazer escolhas coerentes com seus objetivos.

    Os pilares trabalhados por professores e estudantes serão os objetivos pessoais, sociais e profissionais. O Projeto de Vida poderá ser trabalhado como disciplina isolada ou dentro das diferentes áreas de estudo do Novo Ensino Médio.
     

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a grade que constitui os dois primeiros anos do Ensino Médio. É obrigatória e comum a todos os estudantes de escolas brasileiras.

    A BNCC é composta pelas disciplinas:
    - Português;
    - Matemática;
    - História;
    - Geografia;
    - Biologia;
    - Física;
    - Química;
    - Literatura;
    - Língua Estrangeira;
    - Arte;
    - Sociologia;
    - Filosofia;
    - Educação Física.
     

  • Itinerários Formativos
    Os Itinerários Formativos são as áreas em que os estudantes poderão aprofundar os estudos a partir do segundo semestre do 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio ou equivalente.
    Os estudantes poderão escolher entre os seguintes itinerários:

    Linguagens;

    Matemática;

    Ciências da Natureza;

    Ciências Humanas e Sociais;

    Formação Técnica e Profissional.

    Os alunos poderão optar por uma ou mais Trilhas de Aprendizagem, maneira como também são chamados os Itinerários Formativos. No entanto, as escolas não serão obrigadas a oferecer todos os itinerários.

    As disciplinas de Português e Matemática são obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio.

1312-nova-divisao-materias.webp
Agende-uma-visita.png